
Fixação híbrida consiste da utilização de diversos tipos de implantes para resolução de uma fratura, tais como pinos intramedulares fixação linear e aneis semi-circulares. Como características biomecânicas, este tipo de fixação utiliza pinos de Schanz de fácil aplicação, provocando mínima lesão das partes moles e proporcionando adequada fixação à diáfise. O semi-anel permite utilização tanto de fios tensionados quanto de pinos de schans na disposição perpendicular ao eixo axial do osso. Confere redução adequada dos fragmentos e a mobilidade articular adjacente.
Relata-se caso de fratura em cão, srd, 12 anos que foi vítima de trauma por atropelamento. Foi referido ao nosso serviço pela alta complexidade, localização e cominução da fratura. Utilizou-se um fixação esquelética externa híbrida em associação de fixador linear posicionado no fragmento proximal e semi-anel associado a pinos de schans.


Essa montagem é de fácil aplicação, versátil e promove estabilidade suficiente para o apoio precoce do membro.


Conclui-se que este método de fixação é viável pois permite estabilidade adequada, diminui o trauma adicional ao paciente e permite a consolidação além de reduzir o tempo de cirurgia.
Assistam o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário